Vila Velha celebra 117 anos como berço de Guaíra e preserva legado da Companhia Matte Larangeira
%2016.49.22_61f8b7e1.jpg)
O bairro Vila Velha, em Guaíra, no oeste do Paraná, celebra nesta terça-feira (7) seus 117 anos de criação. Considerado o marco zero do município, o bairro guarda em sua paisagem urbana a memória viva da Companhia Matte Larangeira, que em 1902 implantou na região uma estrutura urbana inédita para a época e transformou uma grande fazenda em uma minicidade com padrão europeu.
Primeira multinacional da América Latina, a Companhia Matte Larangeira foi responsável pela aquisição das terras onde hoje está Guaíra. Em meio à intensa atividade de exportação de erva-mate, a empresa ergueu residências com infraestrutura moderna, além de implantar rede de esgoto, hospital, estação ferroviária, aeroporto, porto, hotel, mercado, e outras facilidades urbanas para atender seus trabalhadores e familiares. À época, visitar as extintas Sete Quedas, um dos principais atrativos naturais do Brasil até sua submersão, exigia autorização da Companhia, já que a entrada do parque ficava dentro da fazenda.
O bairro preserva até hoje esse passado notável. Um dos antigos armazéns da Companhia é atualmente o Cine Teatro Sete Quedas, espaço cultural do município. Já o primeiro prédio administrativo da empresa foi transformado no Museu de Guaíra, que abriga documentos, objetos e registros da formação da cidade.
A Praça Eurico Gaspar Dutra, também situada em Vila Velha, concentra várias peças dessa história. O espaço, que um dia foi canteiro de obras da Matte Larangeira, hoje abriga um antigo veículo de maria-fumaça utilizado no transporte de erva-mate, além da antiga estação ferroviária, que atualmente serve como sede da frota da Secretaria Municipal de Saúde.
O bairro também integra o circuito turístico de Guaíra, com destaque para o Centro Náutico Marinas, moderno espaço de lazer, esporte e eventos, e para o principal cartão-postal da cidade: a Igreja Nuestro Señor del Perdón, popularmente conhecida como Igrejinha de Pedra. Construída com pedras e de arquitetura singular, a igreja será hoje palco de uma celebração religiosa em homenagem aos 117 anos de Vila Velha, às 18h30, celebrada pelo pároco Jauri Strieder.
Mais do que uma data comemorativa, o aniversário do bairro é um convite à valorização do patrimônio histórico e cultural de Guaíra, que resiste ao tempo e continua a moldar a identidade do município.