Notícia

LIRAa (Levantamento de Índice Rápido) aponta bairros com maior incidência de focos do mosquito da dengue em Guaíra

O Município de Guaíra, por meio da equipe de Endemias da Secretaria de Saúde, realizou entre os dias 05 e 08 de maio de 2025 o 3º ciclo do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento é feito a cada dois meses e tem como objetivo identificar as regiões da cidade com maior presença de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O índice geral do município foi de 5,4%, valor acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de no máximo 1%. Esse número preocupa e acende um alerta para a população, que precisa redobrar os cuidados com recipientes que acumulam água.

Nesta atividade, foram vistoriados um total de 1.044 imóveis, e em 55 deles foram coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti, o que mostra a necessidade de intensificar as ações de combate.

Com base nesses dados, a equipe de Endemias irá reforçar os trabalhos nos bairros com maior incidência de focos, que inclui vistorias, orientações e ações de eliminação de criadouros.

Cinco bairros com maiores índices de infestação – 3º Ciclo LIRAa 2025

Localidade - Índice (%)

CITYPAR - 26,9%

VILA RICA - 10,4

TANCREDO NEVES - 8,5%

ANTIGO LOTEAMENTO - 8,1%

VILA ALTA - 7,5%

A sua ajuda é fundamental!

A melhor forma de combater o mosquito da dengue é evitar água parada em casa, no quintal ou em terrenos baldios. Tampe tonéis e caixas d’água, limpe calhas, descarte corretamente pneus e outros recipientes que possam acumular água.

Vamos juntos combater o Aedes aegypti e proteger nossa cidade!

Município de Guaíra
Visualizada 13 vezes
Data de publicação: 17:25 quinta-feira, 08/05/2025
Por: DICSI Arte: Gabriel Gurjão / Texto: Antonieli Souza / Revisão : Cintia Marques


Últimas Notícias