Município divulga Relatório de Atendimentos do CRAS – Março de 2025

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), divulga o Relatório Mensal de Atendimentos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) referente ao mês de março de 2025. Os números revelam o intenso trabalho realizado pela equipe multiprofissional, que atua diretamente no atendimento e acolhimento das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Dados de Atendimento:
Indivíduos atendidos: 627
Famílias atendidas: 490
Intervenções realizadas:
Atendimentos Individuais (Assistente Social, Psicólogo e Cadastro Único): 797
Atendimentos Coletivos: 11
Atendimentos Grupais: 6
Encaminhamentos diversos: 5
📌 Benefícios Eventuais e Serviços Ofertados
Pagamento de Faturas de Água: 11
Pagamento de Faturas de Energia Elétrica: 11
Isenção de Taxa para Cursos Profissionalizantes: 5
Passagens: 3
Benefício Funeral (Urna Adulta): 2
Isenção de Taxas de Funeral: 2
Translado Funerário: 2
2ª Via de Certidão de Nascimento: 22
2ª Via de Certidão de Casamento: 3
2ª Via de Certidão de Óbito: 1
Benefício Eventual de Alimentos: 189
Benefício Natalidade: 11
📌 Motivos de Atendimentos
Entre os principais motivos de atendimento, destacam-se:
Orientação sociofamiliar: 67
Alterações no Cadastro Único: 64
Provisão de benefícios eventuais: 230
Acompanhamento e orientações sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada): 37
Desenvolvimento de projetos sociais: 53
Encaminhamentos para vagas de emprego via Sine: 35
Aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA): 50
Atendimento particularizado: 50
Inclusão no Cadastro Único: 18
Inserção em cursos e oficinas de qualificação profissional: 22
Visitas domiciliares: 27
📌 Atendimentos Coletivos:
Foram realizadas:
2 acolhidas
4 oficinas com famílias
6 oficinas de qualificação profissional
1 palestra temática
A Secretária de Assistência Social destaca que: “O CRAS é a porta de entrada para a rede de proteção social do município, e atua na prevenção e no enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco social, por meio de serviços, benefícios e encaminhamentos que asseguram o direito à cidadania e ao desenvolvimento social”.
Para quem tem interesse nos serviços, cadastros, atendimentos ou a necessidade de sanar qualquer dúvida, entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do telefone (44) 3642–8657, ou se dirigir até o prédio que está localizado na Avenida Coronel Otávio Tosta, 34–62, Centro