Município acelera o desenvolvimento com ações estratégicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego nos 100 primeiros dias de governo

O Município de Guaíra por meio da SEDE - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego iniciou 2025 com foco em impulsionar o crescimento econômico e a geração de empregos. Prova disso são as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SEDE) durante os primeiros 100 dias de governo, que revelam uma agenda voltada à infraestrutura produtiva, incentivo ao empreendedorismo e valorização da mão de obra local.
Sob coordenação técnica da equipe da SEDE, com destaque para a atuação da engenharia, diversos projetos estruturantes ganharam corpo e estão em diferentes fases de execução, com resultados já perceptíveis pela população e setores produtivos do município.
Entre as principais entregas da pasta, destacam-se:
Porto dos Pescadores e Apicultores "Messias Medeiros": A obra foi finalizada e encontra-se pronta para inauguração. Sua abertura oficial está condicionada à conclusão de outras intervenções na região da Seringueira.
Acesso à Rampa de Embarcações da Água do Bananal: A infraestrutura está concluída, e aguarda apenas a instalação do padrão de energia elétrica, cuja licitação já está em andamento.
Peixaria Comunitária: Com 74,05% de execução, a obra está prevista para ser concluída até 30 de maio de 2025. A estrutura beneficiará diretamente pescadores e produtores locais, ação que agrega valor à produção regional.
Revitalização da Associação de Produtores de Maracaju dos Gaúchos: A obra encontra-se em fase final de orçamento, com lançamento de edital de licitação previsto para 15 de abril.
Construção de barracões industriais no Condomínio Industrial: O projeto inclui quatro barracões e está em fase de finalização para inserção na plataforma da Caixa Econômica, e contemplar recursos provenientes de emendas parlamentares.
Com objetivo de fortalecer a economia local e gerar novas oportunidades, a SEDE também avançou em políticas de fomento direto ao setor produtivo:
Programa Compras Públicas Regionais: A proposta de lei, que visa ampliar a participação de empresas locais nas licitações públicas, já foi concluída e encaminhada ao Legislativo para votação.
Chamamento Público para Fomento a Empresas Locais: A secretaria prepara editais específicos para promover oportunidades a prestadores de serviços e fornecedores do município.
Ocupação de salas ociosas nas Incubadoras Municipais: Um novo edital está em fase final de elaboração, a fim de ampliar o acesso de empreendedores a espaços estruturados para desenvolver seus negócios.
Programa “Aluguel Locatício”: O edital nº 005/2025 foi finalizado e contemplará quatro empresas, com base no incentivo previsto na Lei 1.313/2005.
Nova Lei de Fomento à Indústria e Comércio: Um projeto moderno e estratégico está em elaboração, e aguarda reunião com outras secretarias e o gabinete do prefeito para deliberação final.
A qualificação da mão de obra também é uma das prioridades da SEDE. A Escola Municipal Técnica Profissionalizante (EMTP) já iniciou cursos em parceria com instituições renomadas como SENAC, SENAT, SENSI e IFPR. Alguns cursos já foram concluídos nos primeiros meses do ano.
Além disso, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi reorganizado com um novo formato de atendimento, mais eficiente e integrado às demandas locais. O novo plano de trabalho encontra-se em revisão final pelo gabinete do Executivo.
A atuação da SEDE nos primeiros 100 dias avança com um desenvolvimento econômico sustentável, estruturado e alinhado às vocações regionais. Da pesca artesanal à indústria, do microempreendedor ao trabalhador em formação, a secretaria busca integrar ações que promovam oportunidades e prosperidade.
Com iniciativas bem delineadas, investimentos em infraestrutura produtiva e uma política ativa de incentivo ao empreendedorismo, o Município avança no caminho certo para construir um futuro mais promissor.