USF PARQUE HORTÊNCIA REALIZA AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E MULTIDIMENCIONAL DA PESSOA IDOSA

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Saúde e equipe da USF Parque Hortência realizaram na sexta-feira 11 de abril, a avaliação multidisciplinar e multidimensional da pessoa idosa, no horário de atendimento da unidade
A estratificação de risco do idoso é uma ferramenta que permite à equipe multiprofissional refletir sobre o perfil do idoso nos diferentes estratos de risco e direcionar o planejamento das ações de cuidado. Com isso, as pessoas com idade a partir de 60 anos recebem atendimento e são classificadas segundo três níveis: idosos robustos, em risco de fragilidade e frágeis. Essa informação permite conhecer melhor as condições de saúde da pessoa idosa, bem como o seu nível de autonomia para as atividades da vida diária.
Todos os dados coletados são incluídos na caderneta da pessoa idosa, que é um documento a mais que contém informações importantes sobre as condições de saúde dos idosos do município.
Participaram da ação 19 pessoas, e todos eles realizaram avaliação antropométrica, que mede o peso, altura e circunferência abdominal, aferição de pressão arterial e glicemia, administração de vacinas, inclusive a imunização contra a gripe conforme grupos prioritários e ainda a avaliação da saúde bucal, e, por fim, o preenchimento da caderneta.
O cuidado com os pacientes idosos é um dos objetivos da Atenção Primária, gradualmente estratificados a população 60+ do nosso município.