Notícia

Entrega do Porto de Pesca 53 Chororó

Na manhã de hoje, 22 de novembro de 2024, o Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, com o apoio da Itaipu Binacional, entregou oficialmente mais um porto de pesca profissional, o Porto de Pesca 53 Chororó.

Este novo porto, localizado às margens do Rio Paraná, atenderá 10 pescadores profissionais, que dependem da pesca para o seu sustento. A entrega faz parte de um esforço da administração municipal para organizar e qualificar os portos pesqueiros da região. Por meio de um estudo cuidadoso e ao ouvir as necessidades dos pescadores, a gestão atual optou por fechar portos menores e otimizar os recursos e concentrar as atividades pesqueiras em locais mais estratégicos.

Características do Porto de Pesca 53 Chororó:

O novo porto conta com 11 abrigos de alvenaria, cada um com 3 cômodos equipados com energia elétrica, chuveiro elétrico, freezer, água encanada e infraestrutura necessária para que os pescadores possam descansar e organizar suas jornadas de trabalho de forma digna. Os pescadores foram escolhidos por meio de concorrência pública. Um abrigo será destinado ao armazenamento de equipamentos de segurança fornecidos pela Prefeitura.

Além disso, o porto possui um cercado, pátio empedrado, câmeras de segurança com reconhecimento facial e um poço artesiano. Ele também faz parte do sistema de regulamentação digital da pesca municipal, o Lambarius, que visa garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira. Em fase de acabamento, o porto ainda contará com uma área específica para a limpeza de peixes, equipada com mesa de inox e água encanada.

Lista dos pescadores beneficiados com os abrigos:

Abrigo 1 - Destinado a Administração Municipal

Abrigo 2 - José de Oliveira

Abrigo 3 - Carlos Roberto Prando

Abrigo 4 - João Rodrigues

Abrigo 5 - Pedro Pimentel Santana

Abrigo 6 - Francenilda Batista da Silva Bauer

Abrigo 7 - Valdir da Silva

Abrigo 8 - Deserto

Abrigo 9 - Lenir Rodrigues

Abrigo 10 - Adir Berschnioick

Abrigo 11 - Leonildo Lucio Rodrigues

Município de Guaíra
Visualizada 188 vezes
Data de publicação: 17:55 sexta-feira, 22/11/2024
Por: DICSI: Texto e Revisão: Cíntia Marques / Foto: Lindomar Vantelino


Últimas Notícias