Notícia

Hiperdia na USF Vila Eletrosul

O Município de Guaíra, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na últoma quarta-feira (10) a campanha de Hiperdia na Unidade de Saúde da Família da Vila Eletrosul (USF).

Esta campanha visa ações periódicas em todas as USF do Município, com vistas a acompanhar e orientar os pacientes portadores de hipertensão arterial e diabete. As atividades envolvem aferição de pressão arterial e glicemia, medição de altura, peso corporal e circunferência abdominal, realização de testes rápidos, e palestras sobre assuntos relevantes quanto aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças.

Em alusão aos temas tratados neste mês, a equipe da unidade fez uma palestra com orientações aos pacientes, que englobou os temas Saúde Mental (Janeiro Branco) e sobre sintomas, diagnóstico e tratamento de hanseníase (Janeiro Roxo). Com isso, destaca-se a importância da ampla divulgação de informações à população, que assim pode dar mais atenção às suas condições de saúde e procurar ajuda, se necessário.

O Município de Guaíra, por meio da SMS, ressalta que são ofertados acolhimento e acompanhamento aos pacientes com patologias diversas em saúde mental, o acompanhamento é inicialmente realizada na Unidade de Saúde da Família. Conforme estratificação de risco, os casos podem ter o cuidado compartilhado com atendimento especializado ambulatorial, Centro de Atenção Psicossocial — CAPS, assistência hospitalar e urgências e emergências na Unidade de Pronto Atendimento — UPA.

Já com relação aos pacientes acometidos de hanseníase, uma vez identificado suspeita pelo quadro clínico, é ofertado o tratamento, acompanhamento e monitoramento tanto pela Unidade de referência quanto no setor da Vigilância Epidemiológica e, em alguns casos, atendimento especializado fora do Município. O acompanhamento é oferecido pela equipe de profissionais da unidade de saúde de referência até o término e cura da doença.

Município de Guaíra
Visualizada 231 vezes
Data de publicação: 15:07 sexta-feira, 12/01/2024
Por: DICSI - Texto e Foto: Valéria Such


Últimas Notícias