Dia Mundial da Reanimação Cardiopulmonar

O Dia Mundial da Reanimação Cardiopulmonar (RCP) é celebrado em 16 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dessa técnica que pode salvar vidas em casos de parada cardíaca. A RCP consiste em uma sequência de compressões torácicas e respirações de resgate que mantêm o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro e outros órgãos vitais até a chegada do atendimento médico especializado1.
A parada cardíaca é um evento súbito e imprevisível, que pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências. Estima-se que cerca de 300 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido a paradas cardíacas. Por isso, é fundamental que todos saibam como reconhecer uma parada cardíaca e como realizar a RCP.
Segundo as diretrizes da American Heart Association, os passos para realizar a RCP são:
— Verificar se a pessoa está responsiva e se está respirando normalmente;
— Chamar ajuda e ativar o sistema de emergência;
— Iniciar imediatamente as compressões torácicas, com uma frequência de 100 a 120 por minuto e uma profundidade de 5 a 6 cm, é necessário deixar o tórax voltar à posição inicial entre as compressões;
— Se possível, fazer duas respirações boca a boca após cada ciclo de 30 compressões, abrindo a via aérea com a manobra de elevação do queixo e inclinação da cabeça;
— Continuar o ciclo de compressões e respirações até a chegada do socorro ou até a pessoa recuperar os sinais vitais.
Se houver um desfibrilador externo automático (DEA) disponível, seguir as instruções do aparelho para aplicar os choques elétricos no peito da vítima.
A RCP é uma técnica simples, mas que pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Estudos mostram que a cada minuto sem RCP, as chances de sobrevivência da vítima diminuem em 10%. Por outro lado, se a RCP for iniciada logo após a parada cardíaca, as chances podem aumentar em até quatro vezes.
Para divulgar e ensinar essa técnica para o maior número de pessoas possível, o Município de Guaíra, via Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Paranaense e o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste -CONSAMU, realizarão uma ação em alusão ao Dia Mundial da RCP. Esta ação será no estacionamento da Caixa Econômica Federal, das 8h às 20h, no dia 16 de outubro. Participe e aprenda como salvar uma vida!