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São apresentadas novas famílias na Reunião Acolhida pelo PAIF

Nesta terça-feira (19), o Município de Guaíra, via Centro de Referência de Assistência Social — CRAS, da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a Acolhida das novas famílias pelo PAIF — Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.

A reunião iniciou-se com uma breve apresentação sobre o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e em sequência abordou sobre Proteção Social Básica e Especial. Os participantes realizaram uma dinâmica onde foi entregue um papel para cada usuário com informações de serviço como: Acompanhamento Familiar, Benefícios eventuais, Doações de Roupas, Doação de Medicamentos de Alto Custo, Doação de Cadeira de Rodas e foi questionado se acreditam que tais serviços pertencem ao CRAS/Assistência Social. Na oportunidade, foi esclarecido o que é responsabilidade do CRAS, o que são doações e o que compete a outras políticas públicas.

A dinâmica teve o objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar as reais funções da política de Assistência Social.

Na sequência, foi apresentado os Serviços, Programas, Benefícios e Projetos do CRAS como Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, Benefícios Eventuais previstos na Lei Municipal, Benefício de Prestação Continuada - BPC, Programa Bolsa Família, Passe Livre Interestadual e Intermunicipal, Cartão Comida Boa, Tarifa Social, Programa Leite das Crianças, Cadastro Único, Programa Nossa Gente Paraná, Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes e Pessoa Idosa, Projeto CRAS em Ação e oficinas/cursos de Qualificação Profissional, entre outros.

Foram respondidas as questões apresentadas e esclarecidas que todo benefício/serviço possui critérios e forma de acesso, e foi explanado que o atendimento com benefícios eventuais é temporário, com duração de até três meses no ano, que excedido à essa quantidade é necessário inserir as famílias nas ações do PAIF e Elaboração de Acompanhamento Familiar.

As famílias também foram informadas que nesse momento a prioridade da equipe são as famílias ainda não beneficiárias de nenhum programa social, tendo em vista a crescente demanda.

A Acolhida é, na maioria das vezes, o processo de contato inicial de um indivíduo ou família com o PAIF - não raras vezes é o primeiro contato da família com o SUAS. Consiste no processo inicial de escuta das necessidades e demandas trazidas pelas famílias, bem como de oferta de informações sobre as ações do Serviço, da rede socioassistencial, em especial do CRAS e demais políticas setoriais.

A Acolhida constitui a ação essencial do PAIF, pois é quando ocorre o início do vínculo entre o Serviço e a família. É o momento em que o profissional busca compreender os múltiplos significados das demandas, vulnerabilidades e necessidades apresentadas pelas famílias, que busca também identificar seus recursos e potencialidades, e como tais situações se relacionam e ganham significado no território. Constitui-se em importante momento para o estabelecer relações de confiança e reconhecer a equipe de referência do CRAS como profissionais qualificados para atender a demanda familiar, que possibilita fortalecer o vínculo entre as famílias usuárias e o PAIF – fator indispensável para continuação do atendimento socioassistencial iniciado.

Para mais informações sobre os serviços, cadastro, atendimentos e demais dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do telefone (44) 3642–8657, ou no endereço Av. Coronel Otávio Tosta, 34–62.

Município de Guaíra
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Data de publicação: 11:26 quinta-feira, 21/09/2023
Por: DICSI - Texto: Luana Tsukamoto/Foto: Luana Tsukamoto/Revisão: Cíntia Marques


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