Tratamento Restaurador Atraumático é realizado em escolas municipais

O Município de Guaíra, via Secretaria de Saúde, realizou o projeto, idealizado pela Dra., Rafaela Torres da Silva Wits, Tratamento Restaurador Atraumático — ART, que atendeu crianças das escolas municipais.
Desde 1994, o ART tem sido recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pela Federação Dentária Internacional como parte de programas de saúde bucal.
Diferente do tratamento restaurador convencional, o ART não necessita de equipamentos modernos, uso de energia elétrica possui facilidade para acomodar e transportar os materiais necessários, além de minimizar o uso de anestesia local, desconforto pós-operatório e aumenta as chances de intervenção minimamente invasiva e precoce.
O ART é um ótimo recurso, ao ter baixo custo quando se compara com a técnica convencional, se enquadra muito bem no conceito de tratamentos de prevenção e mínima intervenção, o que preserva estrutura dentária sadia e diminuindo as chances de perdas dentárias.
Primeiramente, foi entregue aos pais e para a escola uma autorização para realizar este procedimento. Com a autorização em mãos, as dentistas realizam a avaliação odontológica e selecionaram os casos que se enquadram para realizar o Tratamento Restaurador Atraumático.
O público alvo foram crianças do segundo e terceiro ano que já tenham o primeiro molar permanente na boca, pois esta é a idade que mais se beneficia com a técnica.
Dra. Jordana e a Auxiliar de Saúde Bucal, Simone, apoiaram a realização deste projeto.