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Município realizou o segundo dia de ações da Semana Inclusiva 2023: “Promovendo vínculos afetivos através da cidadania, respeito e equidade!”

O Município de Guaíra, via Diretoria de Educação Especial da SMED - Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sociedade Civil Organizada, promoveu ontem quarta-feira (29), no auditório do Centro Educacional Amauri Lopes, o segundo dia de ações da Semana Inclusiva 2023: “Promovendo vínculos afetivos através da cidadania, respeito e equidade!”

Foi um dia bem didático com várias sessões teatrais. A Companhia de Teatro Municipal de Guaíra, coordenado pela Companhia de Teatro Artes Marques, apresentou a peça com o tema; “Um passe de Mágica”; A equipe de teatro Jaime com alunos do Colégio Cívico Militar Jaime Rodrigues, apresentou a peça com o tema; “A Caixa”.

Mais de mil alunos da rede municipal assistiram às peças nos períodos matutino e vespertino, onde todos levantaram a bandeira “antibullyng”.

A campanha traz a conscientização por meio de um conjunto de ações na promoção do respeito as diferenças, a equidade, solidariedade, empatia e educação.

Em 2023, chega em sua quinta edição, e traz consigo como bagagem a sensibilidade em reconhecer a importância dos movimentos que fomentam a reflexão na população guairense, essa análise favorece o encontro das possibilidades, das capacidades e individualidades de cada um e facilita a verdadeira inclusão.

Entre os dias 28 de março e 2 de abril, a Diretoria de Educação Especial, como nos anos anteriores, realiza uma programação com atividades como palestras proferidas por profissionais da área, teatros, currículo com conteúdos relativos ao tema, passeatas, campanhas com informativos no comércio, Concurso de Frases Ilustradas, Trocas de Boas Práticas do Combate ao Bullying e a “Rua do Recreio”, evento recreativo em que o público alvo e a população participam de atividades lúdicas, uma importante estratégia de inclusão e socialização para o processo de educação.

A aprendizagem por intermédio dos projetos decorre da preocupação dominante da integração e interação do público alvo, e através das práticas e ações desenvolvidas ao decorrer do ano letivo, em criar facilidades para as pessoas desenvolverem conceitos-chave vinculados às estruturas dos conhecimentos no sentido de identificar procedimentos de pesquisa próprios desses conhecimentos. Trata-se de desenvolver uma capacidade de um pensar epistêmico específico de cada uma das necessidades, sejam elas sociais, emocionais ou físicas. Isto é, prover para as pessoas, instrumentos de pensamento, conceituais, categorias de análise para evoluirmos em nossas limitações.

Diante da complexidade do mundo atual e dos problemas com os quais nos deparamos, tais como desrespeito, oposições, indiferença, intolerância, agressões e violência, quer na sociedade, escola ou espaços virtuais, é preciso proporcionar ações educativas para uma formação que contribua para uma sociedade justa, democrática e inclusiva. A própria forma de trabalhar nos projetos demonstra que os conteúdos mais importantes são os que se referem às estratégias de prática que fomentem a cidadania nas instituições de ensino, para aprender que cada pessoa envolvida no sistema desempenha o papel de fio condutor dessa transformação. Nessa forma de desenvolvimento do trabalho, a apropriação racional da realidade se dá pela ação da capacidade de conhecer e de operar de todos os envolvidos (alunos, professores, famílias e comunidade, em geral).

O Projeto da Semana Inclusiva entende que o papel da Educação na sociedade vai muito além do ensino e aprendizagem de conteúdo e conhecimento científico. É na escola, desde cedo, que a pessoa aprende a socializar, tem contato com uma formação moral e cidadã, além, é claro, da formação intelectual. Aliás, não somente os professores em sala de aula, mas toda a comunidade escolar deve trabalhar em conjunto para transmitir normas e valores que guiam e preparam a criança e o jovem para viver em sociedade.

É por isso que questões e tarefas com teor coletivo têm que fazer parte da organização curricular e dos princípios de todos que fazem parte da escola: gestão, corpo discente, administrativo, etc. Com isso perceber a grandeza do impacto que esse efeito pode causar, não só na comunidade acadêmica, mas na sociedade na totalidade.

Com o objetivo nítido de formação para a cidadania e para um modelo de formação consequente com um processo mais humano de vida coletiva. Com certeza, esta proposta é feita dentro do mais profundo sentido da democracia, enfocada como uma forma de relacionamento entre as pessoas, que se pretende real e plenamente formar. A capacidade de fazer escolhas conscientes, com compromisso com os próprios valores e conforme as mudanças sociais da atualidade, respeito as diferenças e atuação na comunidade de forma efetiva. É no processo de reconhecimento das diferenças e da individualidade e na percepção da realidade concreta que as produz que deve ser entendida a diversidade cultural que, consequentemente, não tem concretude fora da existência dos sujeitos sociais.

O PNE - Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei n.º 13.005/2014 2014, em seu art. 2º, III, reforça a necessidade de erradicar toda forma de discriminação. O mais recente a tratar da temática é a Base Nacional Curricular Comum - BNCC, referendado pelo MEC e com previsão legal na LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A BNCC também versa sobre a diversidade nas escolas, e como deve ser tratada no ambiente escolar. Temos que observar a importância de se trazer o assunto à tona até que possamos esgotar todas as possibilidades de caminhos para uma melhor execução, na prática.

Considera a perspectiva na qual se situa a diversidade, é possível compreender o universal presente em cada sujeito social, próprio de particularidades colhidas da sua experiência vivida para o viver em sociedade, e que a Secretaria Municipal de Educação via Diretoria de Educação Especial tem tratado como prioridade.

A inclusão educacional visa manter princípios como valorização da contribuição do indivíduo, aprendizagem através da cooperação e convivência dentro da diversidade humana; favorecer que cada aluno reconheça nos demais o mesmo direito que exige para si, evitando assim que haja qualquer tipo de exclusão dentro e fora do ambiente escolar.

A Semana Inclusiva 2023, tem o intuito de:

Conscientizar a população quanto à necessidade, bem como a importância, de todos serem agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva;

Assegurar o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os indivíduos, sem qualquer exceção;

Capacitação para atualização do conhecimento técnico e didático dos professores;

Desmistificações sobre pessoas com deficiências e transtornos de aprendizagem à população (comércio, em geral);

Conhecer e divulgar boas práticas das instituições de ensino voltadas para a ação antibullying;

Promover a conscientização e a valorização do indivíduo por meio da arte;

Propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas, por meio dele, o aluno a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação;

Interagir com comunidades escolares diversas, instituições da sociedade cível por meio à apresentação de teatro;

Criar um espaço de envolvimento com as famílias, onde podem compartilhar experiências sobre o desafio de educar seus filhos, além de participarem de formação voltada para identidade familiar, apoio à aprendizagem e desenvolvimento das crianças;

Aumentar as oportunidades de ensino em contexto natural e favorecer a generalização de habilidades sociais;

Favorecer a colaboração, relação, o vínculo e a confiança das famílias, público alvo da Educação Especial;

Compreender a recreação como uma ferramenta facilitadora para o processo de inclusão, no desenvolvimento da integração coletiva de todos os envolvidos;

Abordar de forma lúdica e integradora aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, partindo do pressuposto de que é brincando e jogando que a criança aprende e ordena o mundo à sua volta, percebendo experiências e conhecimentos e, sobretudo, introduzindo princípios, atitudes e valores entre os alunos, favorecendo a aceitação, o acolhimento, a valorização e a inclusão de alunos com deficiência intelectual.

É preciso deixar claro que a inclusão não abrange apenas alunos com necessidades especiais, mas também em relação à etnia e classe social, por exemplo. Se considerarmos o que consta no Plano Nacional de Educação 5 define entre suas diretrizes.

Acompanhe o cronograma:

28/03 - Trocas de Boas Práticas de combate ao Bullying com a temática: Vamos falar de Respeito?; Abertura Teatral; Participação MP; Troca de Boas Práticas 2023; Premiação concurso Bullying

29/03 - Conscientização dos alunos dos 4º, 5º, anos e Classe Especial; Sessões de teatro com a CIA Artes Marques;

30/03 – 15h30 às 19h; Capacitação dos profissionais da rede de ensino de Guaíra; Palestra para as famílias; Capacitação dos profissionais da Educação

PSI. Deise Rosa; Oficina de Pais "Meu filho não veio com manual" PSI. Deise Rosa;

31/03, 8h00 - Passeata Juntos Somos +; Escolas Municipais, Estaduais e Privadas; Pestalozi; Associação Agape; Familiares Especiais; Amag

31/03, 14h00 - Vamos Falar de Inclusão? Conscientização e panfletagem do comércio local;

02/04, 8h30 às 11h30, 14h às 17h - Inclusão, lazer e Diversão; Rua do Recreio 2023, recreação com brinquedos, pinturas de rosto, distribuição de pipoca, algodão-doce, apresentação teatral e das escolas, futebol inclusivo e Parcerias com saúde, cultura, Sicredi e JMV.

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Município de Guaíra
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Data de publicação: 18:02 quinta-feira, 30/03/2023
Por: DICSI: Texto: Lindomar Vantelino / Foto: SMED / Revisão: Cíntia Marques


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