Notícia

Conheça o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Guaíra

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Esta unidade pública do SUAS é referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica no seu território de abrangência. Estes serviços, de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O CRAS funciona de segunda a sexta-feira, das 07:30h às 12:00h, com intervalo de almoço e retorno das 13:30h às 17:00h, porém tem um cronograma de atendimentos ofertados para cada dia especifico, conforme segue:

Atendimento de demanda espontânea de Benefícios Eventuais como cesta básica, somente nas segundas e terças-feiras, salvo exceções.

Atendimento de inclusão e atualização, cadastro único, Programa Bolsa Família e outras orientações referente a Programas de Transferência de Renda – Segunda a sexta-feira.

Visitas Domiciliares, Atendimentos em Grupos, Reuniões do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e Programa Nossa Gente Paraná – Quartas e quintas-feiras.

Atendimentos em grupo no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas Idosas e Crianças e Adolescentes de Comunidades Indígenas – Segundas, terças e quintas-feiras.

Atendimento itinerante no Distrito Oliveira Castro, Bela Vista e Vila Eletrosul, Palestras do Projeto CRAS em Ação e reunião de acolhida de novas famílias sempre nas sextas-feiras.

Outros atendimentos como isenção de segunda via de documentos e cursos profissionalizantes, Cartão Comida Boa, Requerimento de Benefício de Prestação Continuada – BPC e Passe Livre Intermunicipal e Interestadual - Segunda a sexta-feira.

Importante destacar que as famílias enquanto aguardam o atendimento, dispõe de sala de espera com ambiente climatizado, com café, chá e pão diariamente.

Conforme coordenação do CRAS, o setor tem empreendido esforços para proporcionar o melhor atendimento às famílias que procuram o serviço, que o cronograma de atendimento foi implantado em 2022 para organizar melhor as demandas e proporcionar as famílias referenciadas o acompanhamento mais completo de suas necessidades.

Para qualquer informação sobre os serviços, programas, projetos e benefícios ofertados pelo CRAS, entre em contato através do telefone (44) 3642-8657 ou (44) 98456-6966 (WhatsApp).

Galeria

Município de Guaíra
Visualizada 3009 vezes
Data de publicação: 16:58 quinta-feira, 09/03/2023
Por: DICSI: Texto e Foto: Lindomar Vantelino / Revisão: Cíntia Marques


Últimas Notícias