Notícia

Retrospectiva da Secretaria Municipal de Educação

A educação é sem dúvida um dos pilares mais importantes da sociedade.

É por meio da educação que se forma gerações inteiras para serem grandes profissionais e seres humanos do futuro.

Na retrospectiva de hoje o Município de Guaíra traz as ações da SMED – Secretaria Municipal de Educação, que marcaram 2022.

Na busca incessante de ofertas para uma educação cada vez mais completa, em 2022 o município executou diversos investimentos, tanto na infraestrutura dos prédios educacionais, assim como em serviços voltados ao intelecto dos servidores. Com isso é possível apontar transformações inéditas e demonstrar a celeridade, transparência e responsabilidade fiscal, com várias ações que compõe o dossiê pedagógico do município.

A educação de Guaíra obteve uma conquista histórica no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Com 6,1 pontos o município atinge uma nota superior a anterior que era de 5,5. Esse resultado só reforça a importância dos investimentos em educação, que garante a qualidade em todas as instituições, padronização do atendimento educacional, e o consequente sucesso do aprendizado das crianças.

Um importante passo na valorização dos profissionais da educação do município e um investimento que soma mais de 2 milhões, foi a Inauguração Centro Educacional Amauri Lopes. O espaço oferece os seguintes serviços: Diretoria de Alimentação Escolar, com atendimento nutricional para elaboração de cardápios às escolas municipais e CMEIS, atendimento às merendeiras, adequação de cardápios às necessidades alimentares especiais, entre outros; Diretoria de Transporte Escolar, voltada aos assuntos de transporte, como ônibus, confecção de carteirinhas estudantis e serviços complementares, Diretoria de Educação Especial, com avaliações psicoeducacionais, adaptações curriculares, atendimento psicológico educacional, e demais ações voltadas aos alunos com alguma necessidade educacional especial; Diretoria de Educação, destinada aos assuntos administrativos internos, atendimento e assessoria às escolas e CMEIS, documentação escolar, etc.; e o Gabinete da Secretária, responsável por gerenciar e planejar o desenvolvimento e cumprimento das metas educacionais.

Para preencher o quadro de servidores na área da educação, o município realizou a convocação de Professores e Assistentes Administrativos Escolares. Em 2022 a Secretaria de Educação realizou a contratação de 67 novos servidores, referente aos candidatos aprovados no concurso de 2019, sendo, 2 Merendeiras, 1 Motorista, 46 Professores (20 horas), 10 Professores de ensino infantil (40 horas) e 8 assistentes administrativos.

Para enriquecer e fortalecer as atividades artísticas e culturais, foi criado o Projeto de Aulas de Circo e Teatro nas Escolas Municipais. Esse projeto tem como principal objetivo acolher jovens de diversas situações de vulnerabilidade e proporcionar um tempo de qualidade para todos os alunos, por meio da aprendizagem da arte e cultura. As escolas municipais que participaram das aulas de teatro e circo foram: Amália Flores, Duque de Caxias, Erik Andersen, Ana Roggia e Arthur da Costa e Silva.

O Fórum Intermunicipal, é o maior evento do setor educacional, que teve início em 2018. Esse ano ocorreu a 5ª edição onde reuniu 457 profissionais, e o tema abordado foi: “As Competências Socioemocionais em Harmonia com a Educação”, discutido em cinco palestras, em dois dias de trabalho, sendo eles os palestrantes: a dr.ª e prof.ª Leila Pryjma, com o tema: “Engajamento Social, a psicóloga dr.ª Joselaine Gabiatti, com o assunto da "Abertura ao Novo", a dr.ª prof.ª Cassiana Magalhães com o tema: "Amabilidade", a Prof.ª Gislaine Burak com o assunto "Autogestão" e o pastor e professor, Antônio Carlos Pereira que trabalhou o tema: "Modulação Emocional".

Essa ação tem como objetivo de assegurar uma formação integral dos estudantes, em relação com as competências socioemocionais às cognitivas. Além disso, visa estimular todos os profissionais da área da educação a compreender novas ferramentas para o autodesenvolvimento e autoconhecimento.

Foi realizado um exercício de Sondagem diagnóstica bimestral de Língua Portuguesa nas turmas de Ensino Fundamental e do infantil 5, no quarto bimestre. Uma investigação metódica que busca conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da atual realidade, com a aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental a nível de escola e rede municipal. Nessa linha, o Pré-conselho da secretaria juntamente com as equipes pedagógicas das escolas, analisou os principais casos de alunos com dificuldade de aprendizagem e com risco de reprova. Já a organização por meio de Instrução normativa dos Reforços Escolares com as Sondagens Diagnósticas, se combinam para sistematizar e fortalecer inúmeras ações dentro das escolas.

Toda elaboração da Proposta Pedagógica Curricular bimestral é baseada no Referencial Curricular do Paraná, na formação continuada para o Ensino Fundamental (alfabetização) e Educação Infantil.

Para melhorar e ampliar o conhecimento na área de educação o município realizou formações para os professores do 1° ao 5° ano. Também realizou a formação continuada aos professores e coordenadores, na cidade de Cascavel, nos grupos da AMOP - Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Realizou cursos de capacitação para Secretários Escolares e Assistentes Administrativos Escolares, e uma reunião de formação com estagiários sobre Ética e postura profissional.

Foram realizadas, três edições da Prova Paraná e a Prova Paraná Mais. A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica que tem como objetivo identificar as dificuldades apresentadas por cada um dos estudantes e apontar as habilidades já apropriadas no processo de ensino e aprendizagem, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Já a Prova Paraná Mais é uma avaliação em larga escala, que avalia, de forma censitária, o desempenho dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª série do Ensino Médio da rede estadual do Paraná, bem como, os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. O objetivo é verificar a qualidade da educação pública em todo o estado do PARANÁ, produzindo resultados por estudante, turma, escola, município, Núcleo Regional de Educação (NRE) e estado. Apresentar as proficiências (domínios) dos componentes curriculares em Língua Portuguesa e Matemática, onde os resultados servem de base para implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Realizada pela Secretaria de Educação, e também considerado um dos eventos mais consagrados da cidade, foi realizado a Organização da Semana da Pátria que ocorre nos 07 primeiros dias do próximo mês de setembro, para o Desfile Cívico Militar em alusão a Independência do Brasil.

O Município investiu mais de 1 milhão de reais em Kits de materiais escolares e de Uniformes a todos os alunos da rede municipal. Realizou a aquisição de material didático específico em Alfabetização e Letramento e a adquiriu 300 computadores.

E os investimentos não param. A restruturação e construção da Super Creche Adam Petry, na Vila Eletrosul, iniciada neste ano, terá um investimento de aproximadamente R$ 1.533.125,09. A compra de materiais de expediente e limpeza teve um investimento anual aproximando de R$ 682.000,00. A troca do Forro completo da Escola Duque de Caxias alcançou o investimento no valor de R$ 27.263,28. Os móveis do Centro Educacional Amauri Lopes, teve o valor investido de R$ 156.254,81, o investimento na atualização de rede de hidrantes na Escola Duque de Caxias, ficou no valor de R$ 9.891,00 e a aquisição de um minifurgão, no valor de R$183.000,00, para a logística de transporte em benefício das escolas.

Mensalmente são realizados nas escolas os serviços de roçada de grama para manutenção e limpeza do pátio escolar, serviços de monitoramento e manutenção de sistema de monitoramento das escolas, serviços e reparos de elétrica e hidráulica, e a aquisição de materiais para que os serviços sejam executados. Serviços de metalúrgica (portão, calhas, lixeira grande) e manutenções em geral. Serviços de dedetização e limpeza de caixa d’água. Manutenção preventiva em ares condicionados e a manutenção em telhados e troca de telhas.

A Diretoria de Educação Especial, foi criada para atender o público-alvo da Educação Especial, as crianças com ou sem deficiências e transtornos de aprendizagem, as quais são referenciadas para serem avaliadas pela Avaliação Psicoeducacional. Possui o objetivo do atendimento de Reforço Especializado como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que auxiliem nas dificuldades apresentadas pelos alunos.

Em 2022 uma das ações fundamentais da educação especial certamente foi a abertura do CMAEE – Centro Municipal de Educação Especial, que tem como público, estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades/ Superdotação, transtornos funcionais específicos (dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia), e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Além de outras crianças com atraso global do desenvolvimento.

No decorrer do ano várias ações foram realizadas por meio da Diretoria de Educação Especial da SMED – Secretaria Municipal de Educação, sendo elas:

Compra de um parque para o CMAEE; Avaliações e intervenções no IRDI – Indicadores de Risco Psíquico para o Desenvolvimento Infantil; Avaliações e intervenções psicológicas no contexto escolar do ensino fundamental; Avaliações e intervenções psicológicas no contexto escolar da educação Infantil; Avaliações e intervenções Psicoeducacionais no contexto escolar; Projeto Saúde Mental do Educador com 4 encontros, com a participação de 100 profissionais da educação; Avaliações e intervenções pedagógicas no contexto escolar; Formação de 98 alunos do Projeto Falando com as Mãos; 257 alunos atendidos no Projeto Sou Capaz; Formação pedagógica e capacitação de profissionais específicos da Educação Especial Inclusiva e Instituição do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado do Decreto 222/2022.

O investimento total no ano de 2022 foi de 2.762.455,89, destinados à educação especial, material de consumo, serviços de terceiros pessoa jurídica, equipamentos, material permanente e recursos humanos.

O transporte escolar, é outro setor essencial para educação de qualidade. Atualmente o município possui 12 motoristas, sendo 07 em ônibus escolares, 02 em vans, 02 administrativos, 01 veículo baixo para atender a educação especial, 08 ônibus novos e 02 reservas. Em 2022 o município trabalhou com 12 monitores, sendo 01 com necessidades especiais e 01 indígena.

O transporte roda 04 períodos por dia, manhã, meio-dia, tarde e algumas a noite. São 2.697 km por dia no setor terceirizado e 1.500 KM por dia do município. Ao todo são 36 rotas para atender o transporte escolar que comportou aproximadamente 1500 alunos da rede municipal e estadual.

Esse ano de 2022 foi implantado o novo ensino médio, com o aumento da 6ª aula com saída ás 12:50, que aumentou a demanda de ônibus para atender os alunos. O município recebeu um novo ônibus em maio por meio do projeto Caminhos da Escola.

Foi investido também na realização de um curso de aperfeiçoamento profissional para os Monitores do transporte escolar, com o intuito de atender os alunos com necessidades especiais na Van Adaptada, direcionado ao atendimento dos alunos da Associação Pestalozzi. Foram em média 400 pedidos de fretes para atendimento das instituições escolares

O motorista de ônibus escolar, é responsável por levar e trazer as crianças das escolas, com garantia de apanhá-las e devolvê-las de forma segura e dentro do prazo durante o processo.

O monitor de transporte escolar é a pessoa que responsável pela segurança de crianças nos transportes escolares, como vans e ônibus. Eles também garantem que não haja mau comportamento ou riscos à segurança durante o trajeto. As principais funções de um monitor de transporte escolar são: Certificar-se de que todas as crianças estejam identificadas; Garantia de que cada criança esteja segura, com cinto de segurança; Monitoramento para que nenhuma criança seja deixada desacompanhada em qualquer momento durante a viagem; acompanha o embarque e desembarque individual de cada aluno; leva e traz os alunos das escolas em segurança e de forma pontual.

Outro departamento que teve destaque em 2022 e tem função fundamental na educação é o Departamento de Alimentação Escolar que tem como objetivo, fornecer uma alimentação saudável e adequada nos vinte e cinco estabelecimentos da educação básica da cidade. São onze estabelecimentos de Educação Infantil e quatorze de Ensino Fundamental, que atende em média 6.000 refeições por dia, para as 3.480 crianças matriculadas nas escolas municipais.

Os cardápios são baseados na Pirâmide Alimentar Brasileira, levando em consideração as resoluções do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e o uso de alimentos variados e seguros, onde prioriza os alimentos minimamente processados e produzidos pela Agricultura Familiar. O objetivo é garantir uma alimentação adequada aos alunos, de forma igualitária, respeitar a faixa etária e condições de saúde que necessitem de atenção específica. Em datas comemorativas os cardápios são adaptados.

Em 2022, o aumento da aquisição de alimentos da agricultura familiar foi de 55% dos recursos provenientes do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. Foram utilizados na aquisição de alimentos da agricultura familiar, a compra de pães, tubérculos, frutas, hortaliças e sucos.

A alimentação saudável e adequada pode prevenir e controlar várias doenças. O município está sempre atento no atendimento de crianças com necessidades alimentares especiais como: diabéticos, alérgicos intolerantes alimentares entre outras. Cada faixa etária tem suas particularidades alimentares, atendendo as classificações das idades. São oferecidas fórmulas lácteas para crianças de 3 meses a 1 ano, além de atender com fórmulas especiais as crianças com alergia/intolerância a lactose, proteína do leite, soja, regurgitação e outras.

Para uma supervisão com maior frequência as escolas e centros de educação infantil, houve a contratação de dois estagiários de nutrição.

Também houve incentivo ao plantio de hortas nas Escolas e CMEI’s. Mais de 80% das unidades escolares possuem hortas e a utilizam como ferramenta de ensino, por meio de atividades lúdicas, promove o desenvolvimento da criança como aluno e ser humano.

O projeto café da Manhã para os estudantes, é muito importante para que o aluno tenha um bom rendimento escolar, assim como para seu crescimento e desenvolvimento. Para que o aluno esteja focado e preparados para cada dia letivo, é necessário que estejam bem alimentados, e para isso no ano de 2022 foi feito a implementação do Projeto “Café da Manhã para Estudantes” que teve como piloto as seguintes escolas: Escola Municipal Rita Ana de Cássia, Escola Municipal Ana Maria Silva Roggia, Escola Municipal Áurea Del Cortez Benck e Escola Municipal Amália Flores. Para 2023 100% da rede municipal escolar estará inserida no projeto.

Também houve uma homenagem especial no dia 30 de outubro às merendeiras, com sorteio de brindes e uma tarde de troca de conhecimento, em reconhecimento a todo o carinho e dedicação que esses colaboradores prestam as escolas.

A capacitação continuada está inserida no contexto da gestão da qualidade. Em maio desse ano, foi realizado capacitações com os temas “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos” e “Alimentação Saudável nas Fases da Infância”, ministrados pela nutricionista da AMOP, contando com a presença de 52 merendeiras e servidoras da cozinha da rede pública municipal de ensino.

Em julho a capacitação foi voltada para os gestores dos estabelecimentos de ensino com objetivo de orientar o trabalho pedagógico, com o tema alimentação saudável. Na oportunidade foi ministrado o curso com os temas: Nutrição nos ciclos da infância, alimentação do lactente, alimentação de 1 a 2 anos, alimentação de 2 a 6 anos, necessidades alimentares especiais, objetivos do PNAE e, cenário epidemiológico e perfil ambiental.

Município de Guaíra
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Data de publicação: 17:44 quinta-feira, 29/12/2022
Por: DICSI - Texto: Lindomar Vantelino/Foto: Natalia Acacio/Revisão: Cíntia Marques


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