Notícia

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo são realizados para crianças e adolescentes

O Município de Guaíra, por intermédio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, da Secretaria de Assistência Social, realizou mais um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) com crianças e adolescentes de Comunidades Indígenas.

A atividade da vez, foi a implementação de grupos de coral com crianças e adolescentes nas comunidades Tekoha Y’hovi e Tekoha Guarani, a fim de ampliar o trabalho do SCFV.

Os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nas comunidades indígenas, foi iniciado em maio deste ano, deste então, há atividades nas comunidades quinzenalmente.

Os principais objetivos do Serviço são:

- Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário, social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;

- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno;

- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.

A criação do coral é uma das estratégias usadas para atingir os objetivos do serviço, além das várias temáticas já trabalhadas, como, por exemplo: a criação de vínculo e o respeito com o próximo, os sentimentos e emoções, interação com o outro e afetividade, autoestima e autoconhecimento, sonhos e objetivos e a violência contra crianças e adolescentes.

Município de Guaíra
Visualizada 224 vezes
Data de publicação: 17:48 quinta-feira, 13/10/2022
Por: DICSI - Texto: Camille Vitória/Foto: assessoria SEMAS/Revisão: Cíntia Marques


Últimas Notícias