Notícia

Saiba mais sobre a Poliomielite

Você já sabe o que é a Poliomielite, como preveni-la e seus sintomas?

O Município de Guaíra, via Secretaria de Saúde, reforça nesta quarta-feira (21), a importância da imunização contra a poliomielite, diante do baixe índice obtido pela cidade na vacinação contra a doença.

No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem ocorreu em 1989. A estratégia adotada para a eliminação do vírus no país foi centrada na realização de campanhas de vacinação em massa com a vacina oral contra a pólio.

Por mais que no Brasil a doença está controlada, ainda é preciso estar atento aos sintomas e prevenções a serem tomadas, pois, países, que já estavam com a doença erradicada, voltaram a ter casos.

Um deles, por exemplo, é os Estados Unidos, onde as autoridades de saúde do país registraram em 2022 novos casos da Poliomielite, após 4 décadas da erradicação da doença. Além desse, há países como o Afeganistão, Nigéria e Paquistão que ainda não estão livres da doença.

Com países ainda com casos existentes, reforça-se a necessidade de manter ações permanentes e efetivas de vigilância da doença, níveis adequados de proteção imunológica da população e campanhas de vacinação.

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, conta como sua única forma de prevenção, a vacinação. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme esquema da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite.

Essa vacina propicia imunidade individual e aumenta a imunidade de grupo na população, em geral, com a disseminação do poliovírus vacinal no meio ambiente, em um curto espaço de tempo.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

A mudança corresponde com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.

Poliomielite pode ser transmitida por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar, ou não paralisia, sendo os membros inferiores mais atingindo, em casos mais graves, pode levar até a morte.

Mesmo tendo as crianças como alvo mais atingindo, a pólio também pode atingir pessoas de todas as idades, como o caso dos Estados Unidos, que confirmou a doença em um jovem adulto.

Os sinais e sintomas da poliomielite variam conforme as formas clínicas, desde ausência de sintomas até manifestações neurológicas mais graves. A maioria das pessoas infectadas não ficam doentes e não manifestam os sintomas, deixando a doença passar despercebida.

Os sintomas mais frequentes são:

- febre;

- mal-estar;

- dor de cabeça;

- dor de garganta e no corpo;

- vômitos;

- diarreia;

- constipação (prisão de ventre);

- espasmos;

- rigidez na nuca;

- meningite.

As sequelas da poliomielite estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente correspondem a sequelas motoras e não tem cura. Assim, as principais sequelas da poliomielite são:

- Problemas e dores nas articulações;

- Pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão;

- Crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose;

- Osteoporose;

- Paralisia de uma das pernas;

- Paralisia dos músculos da fala e da deglutição, o que provoca acúmulo de secreções na boca e na garganta;

- Dificuldade de falar;

- Atrofia muscular;

- Hipersensibilidade ao toque.

As sequelas da poliomielite são tratadas por meio de fisioterapia e da realização de exercícios que ajudam a desenvolver a força dos músculos afetados, além de ajudar na postura, melhorando assim a qualidade de vida e diminuindo os efeitos das sequelas. Além disso, pode ser indicado o uso de medicamentos para aliviar as dores musculares e das articulações.

Agora que já sabe o que a Poliomielite pode causar, lembre-se de levar seu filho vacinar. A Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite foi prorrogada até dia 30 deste mês, portanto, ainda há tempo. Mais informações sobre a campanha no link: https://www.facebook.com/municipiodeguaira/posts/pfbid0LB724N4oBQTEmfuvJBi4dPCSvsuBZSuW3HgJ3ZZCf2bh3ioUwkFwtoXM9qJx9Lp5l

A Secretaria de Saúde, lembram ainda que toda quarta-feira uma Unidades de Saúde da Família estará com o horário de atendimento estendido. Saiba mais na matéria, por meio do link: https://www.facebook.com/municipiodeguaira/posts/pfbid0378w21t8484uSy3A7Mt5yod3ndGQxwrhMsGyjdu5aM463TnNCJjgDo1PSe5QtXLjkl

Município de Guaíra
Visualizada 570 vezes
Data de publicação: 11:35 quinta-feira, 22/09/2022
Por: DICSI - Texto: Camille Vitória/Foto: Natalia Acacio/Revisão: Cintia Marques


Últimas Notícias