Notícia

Município de Guaíra realizou abertura oficial do Ano Letivo 2026 com Jornada Pedagógica

O Município de Guaíra, por meio da SMED – Secretaria Municipal de Educação, realizou na terça-feira, dia 3, a abertura oficial do Ano Letivo 2026, durante a Jornada Pedagógica 2026, no espaço da ACEG – Associação Cultural e Esportiva de Guaíra. O evento reuniu autoridades, gestores, professores e profissionais da educação da rede municipal, ação que marcou o início das atividades educacionais do ano.

A solenidade teve início com uma mensagem de boas-vindas, onde destacou que o encontro simboliza a abertura de um novo calendário escolar, com união, dedicação e o compromisso dos profissionais da educação, que fazem da educação pública um importante instrumento de transformação social no município.

Na sequência, foi realizada a composição da mesa de honra, formada pelo Prefeito de Guaíra, Gileade Osti; pela Secretária Municipal de Educação, Marleide Belegante; pelo Pastor João Henrique Todão, da Igreja Presbiteriana do Brasil; pelo Diretor do Transporte Escolar, Manoel José dos Santos; pela Diretora da Diretoria de Educação, Cassia Cassiane de Menezes; pela Diretora da Alimentação Escolar, Patricia Lopes; e pela Diretora da Educação Especial, Francieli de Lima Danelon.

Durante os pronunciamentos, o Pastor João Henrique Todão trouxe uma mensagem de reflexão e bênção para o início do ano letivo de 2026, onde destacou valores como fé, propósito e responsabilidade na formação das futuras gerações. Em seguida, a Secretária Municipal de Educação, Marleide Belegante, ressaltou o planejamento das ações educacionais, a valorização dos profissionais e o compromisso com a qualidade do ensino. O Prefeito Gileade Osti encerrou os pronunciamentos, e destacou o apoio da Administração Municipal às políticas públicas voltadas à educação e desejou um ano letivo produtivo e exitoso para toda a comunidade escolar.

Em continuidade à programação, teve início o ciclo de palestras formativas. A psicóloga Bárbara Ulhman Menegassi abordou o tema “Acolher para Educar: construindo um ano letivo possível”, com reflexões sobre acolhimento, saúde emocional e relações humanas no ambiente escolar. Na sequência, o Dr. Gustavo de Paula Ensina ministrou a palestra “Do cérebro à sala de aula: Neurodiversidade e Inclusão”, onde destacou a importância da compreensão das diferenças e da construção de práticas pedagógicas inclusivas.

No período vespertino a formação continuou, nas dependências da UNIPAR - Universidade Paranaense polo Guaíra. O Município de Guaíra avança com uma educação pautada no diálogo, na inovação e na promoção de um ensino cada vez mais inclusivo e de qualidade.

Galeria

Município de Guaíra
Visualizada 79 vezes
Data de publicação: 08:12 quinta-feira, 05/02/2026
Por: DICSI: Texto e Foto: Lindomar Vantelino


Últimas Notícias