Municipio de Guaíra retoma curso de formação de aquaviários após mais de uma década
O Município de Guaíra, por meio da Escola Técnica Profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SEDE), em parceria com a Marinha do Brasil, iniciou nesta segunda-feira (13) o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial de Máquinas (CFAQ-MFM). O início das aulas contou com a presença do Capitão de Corveta Renato Nascimento Reis, Delegado Fluvial de Guaíra, que marca a retomada dessa capacitação após mais de dez anos sem sua realização no Município.
Para participar, os candidatos passaram por um processo seletivo rigoroso, conduzido pela Marinha do Brasil e pela Delegacia Fluvial de Guaíra, que incluiu inscrição, exame teórico de nível fundamental com provas de português e matemática e teste de suficiência física em natação.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Marinha do Brasil, por meio da Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra), e a Escola Municipal do Trabalho (EMTP), vinculada à SEDE, que disponibilizou suas instalações para a realização das aulas teóricas e práticas. Com uma turma de 30 alunos, o curso tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar nas operações e manutenções de sistemas de máquinas de embarcações fluviais, E amplia as oportunidades de emprego e fortalece o setor náutico da região.
O Município de Guaíra expressa seu agradecimento à Marinha do Brasil pela parceria e confiança, que destaca a relevância de ações como o curso de Marinheiro Fluvial de Máquinas, que impulsionam a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico local.