Agentes de Endemias recebem capacitação sobre esporotricose
%2009.15.18_3ec5f2cf.jpg)
O Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, promoveu na última sexta-feira, 1º de agosto, uma capacitação voltada à equipe de Agentes de Combate às Endemias. A ação foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária e a Vigilância Ambiental em Saúde, com foco na esporotricose.
A esporotricose é uma zoonose fúngica que acomete humanos e animais, especialmente gatos. Embora conte com tratamento e cura, os casos da doença têm crescido nos últimos anos, principalmente na região Sul do Brasil. Diante disso, a qualificação dos profissionais da saúde torna-se essencial para garantir uma resposta rápida e eficaz.
Durante o encontro, foram abordados aspectos clínicos da doença, formas de transmissão e medidas de prevenção. Também foi reforçado o papel estratégico dos agentes de endemias, que atuam diretamente no enfrentamento da esporotricose.
Esses profissionais são fundamentais na identificação e encaminhamento de pessoas e animais com suspeita da doença, na orientação à população sobre sintomas e formas de contágio, bem como na notificação de casos suspeitos às unidades de saúde e serviços de vigilância.
Um dos pontos de destaque foi a preocupação com pacientes sintomáticos que não recebem diagnóstico adequado, o que pode atrasar o tratamento e agravar o quadro clínico. Felizmente, o tratamento está disponível, é acessível e, na maioria dos casos, simples e destaca a importância do diagnóstico precoce e da informação correta à população.
Casos suspeitos de esporotricose em animais podem ser comunicados ao Centro de Controle Animal Municipal pelo WhatsApp: (44) 3642-9929.
Release: Thiago Ferreira Barbiero / Texto: Antonieli Souza