Enfermeiros de Guaíra recebem capacitação sobre procedimentos diversos

O Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria de Saúde, esteve presente no Centro de Simulação Realística do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba-PR, na última quinta-feira, 31 de julho, para realizar uma capacitação ministradas por enfermeiras especialistas em pediatria ali do hospital. Foram capacitados dois servidores do município, que terão a missão de repassar os conhecimentos aprendidos aos demais profissionais de enfermagem do município.
A capacitação envolveu a teoria e prática de diversos procedimentos adicionais que permitem ampliar o escopo de prestação de serviços nas diversas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centro de Especialidades.
Dentre as temáticas da capacitação, foram trabalhados:
Técnica de infusão em acesso venoso de longa permanência (Hickman): que envolve o uso de cateteres específicos para administrar medicamentos ou fluídos por longos períodos em pacientes que necessitam de terapia intravenosa crônica.
Profilaxia e cuidados no manejo de complicações do cateter, como tração, infecção ou obstrução mecânica: que são medidas preventivas de infecções.
Administração de nutrição parenteral total (NPT): sendo é um procedimento que visa fornecer todos os nutrientes essenciais diretamente na corrente sanguínea, por meio de uma veia, quando o paciente não pode se alimentar por via oral.
Atualização/treinamento com bombas de infusão de nutrição parenteral: onde abrange aspectos como o funcionamento da bomba, a preparação da solução de nutrição parenteral, os cuidados de higiene, a administração da terapia e a identificação e resolução de problemas comuns.
Atualização de técnica de realização de curativo estéril do tipo Tegaderm: para fixação do catéter Hickman, que promove assepsia e higienização do local com diminuição do risco de infecção ou contaminação.
Prevenção e cuidados na administração de antibiótico específico prescrito pelo médico especialista em pediatria.
Com essa capacitação, busca-se promover o aperfeiçoamento profissional dos enfermeiros no município e garantir aos pacientes um atendimento com segurança e eficácia no tratamento, além da humanização, pilares para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados aos usuários do SUS.