Município de Guaíra realiza campanha de Julho Amarelo contra as hepatites virais

O Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria de Saúde promoveu no último sábado, 19 de julho, uma ação em saúde voltada para a conscientização e prevenção contra as hepatites virais.
Estiveram abertas as Unidades de Saúde da Família Eletrosul, Vila Alta e Unidade Central/ Centro I, com a realização de testes rápidos, atualização vacinal e aferição de sinais vitais com levantamento de dados antropométricos (pressão arterial, temperatura e circunferências corporais). Dentre os testes rápidos, foram realizadas a testagem para 4 tipos de doenças, sendo Hepatite B, Hepatite C, sífilis e HIV.
A USF Eletrosul contabilizou a realização de 12 testes, a USF Vila Alta realizou 35 testagens e a Unidade Central/Centro I realizaram 30 testes. Com isso, o trabalho totalizou 308 exames de testes rápidos para a detecção dessas doenças.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que o diagnóstico é um fator crucial para a detecção e tratamento de doenças, sendo que os exames periódicos são fundamentais. A testagem rápida é indicada principalmente para pessoas que possam ter tido comportamentos de risco, como relações sexuais desprotegidas ou com múltiplos parceiros, compartilhamento de objetos perfurocortantes como seringas, lâminas, ou tatuagens e piercings com materiais não descartáveis ou esterilizados, são fatores a ter em conta por serem estes os tipos de contágio mais comuns.
Além disso, a imunização é a melhor forma de prevenção, uma vez que estando vacinada, a pessoa fica protegida do contágio com o vírus da Hepatite. O tratamento da doença também é disponibilizado gratuitamente pelo SUS.
O Município de Guaíra abraça a causa do Julho Amarelo, e destaca que os exames de testes rápidos são disponíveis em todas as Unidades Básicas, dentro do horário de expediente, e nos Horários Estendidos, das 17:00 às 20:00 horas toda 2ª quarta-feira de cada mês.