Dia D de Combate à Dengue mobiliza equipes e moradores nos bairros com maior índice de focos
Com base no mapa de calor das armadilhas ovitrampas sistema de monitoramento que indica, por cores, as áreas com maior presença de ovos do mosquito Aedes aegypti, a equipe de Endemias realiza nesta sexta-feira (7) e sábado (8) de novembro de 2026 um grande mutirão de combate à dengue nos bairros Vila Malvinas, Vila Alta, Jardim Internacional e Jardim Itaipu.
A ação integra o Dia D Nacional de Combate à Dengue, data instituída pelo Ministério da Saúde para mobilizar todo o país em atividades de prevenção, conscientização e eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante o Dia D, Municípios de todas as regiões intensificam ações de limpeza, visitas domiciliares, palestras e atividades educativas, que reforça a importância da participação de toda a comunidade nessa iniciativa.
Em Guaíra, os agentes de endemias visitarão as residências, orientarão os moradores, distribuirão sacos de lixo e recolherão possíveis criadouros, especialmente em terrenos baldios. O objetivo é destacar a importância de manter quintais e espaços limpos e livres de recipientes que acumulem água.
A escolha dos bairros foi baseada nos dados das ovitrampas, que apontaram essas regiões como as de maior concentração de ovos do mosquito um sinal de alerta para o risco elevado de transmissão.
Além das ações de campo, ao longo da semana a equipe de Endemias promove palestras educativas em escolas municipais, e conscientiza crianças e adolescentes sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito e incentiva o envolvimento da comunidade escolar.
De acordo com a coordenação de Endemias, o trabalho conjunto entre o poder público e a população é fundamental para o sucesso das ações.
“O combate à dengue começa em casa. Cada morador tem papel essencial na prevenção, que elimina qualquer recipiente que possa acumular água”, destacou a equipe.
O mutirão percorrerá todas as ruas dos bairros selecionados, e levará informação, mobilização e conscientização, que contribui diretamente para a redução dos criadouros e da infestação do mosquito no Município.