Guaíra celebra o sucesso do 31º Torneio Internacional de Pesca Esportiva e reforça sua vocação como Capital da Pesca Esportiva
O Município de Guaíra viveu neste domingo (19) um dia histórico à beira do Rio Paraná. Desde as primeiras horas da manhã, o Centro Náutico Marinas foi tomado pela energia contagiante de pescadores, famílias e visitantes que participaram do 31º Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, evento que reuniu 160 equipes inscritas e consolidou mais uma vez a cidade como referência nacional no turismo esportivo e sustentável.
A alvorada começou às 5h, com o tradicional café da manhã oferecido aos competidores, seguido pela cerimônia de abertura, marcada por emoção, fé e simbolismo. A bênção especial aos pescadores, conduzida pelo padre Valdecir, reforçou o espírito de união e gratidão que envolve o torneio. O hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Paraná, do Município e do Paraguai deu o tom de integração entre fronteiras e povos que caracteriza a identidade guairense.
Durante o cerimonial, o juramento do atleta foi conduzido pela médica e pescadora esportiva Dra. Muriel Lúcia Dias, em um gesto que simbolizou o compromisso dos participantes com o respeito às regras, à natureza e ao espírito esportivo. Às 7h, sob aplausos e buzinas, o Rio Paraná foi tomado por um espetáculo de embarcações que cortou as águas em busca do peixe perfeito em um sistema de pesque, fotografe e solte vivo, que prioriza a sustentabilidade ambiental.
Resultados e campeões de 2025
Após horas de prova, sob supervisão da RAKS Pesca Esportiva, os grandes campeões da 31ª edição foram anunciados com entusiasmo:
Categoria Tucunaré
1ºlugar – Os Penetra (Equipe nº 162)
2ºlugar – Poison (Equipe nº 40)
3ºlugar – Área 51 (Equipe nº 51)
Maior peixe: 46,5 cm – Tucunaré, equipe Os Penetra
Categoria Dourado
1º lugar – Medeiros Vera (Equipe nº 31)
2º lugar – Só o Ouro (Equipe nº 64)
3º lugar – Prado Pesca (Equipe nº 20)
Maior peixe: 102,5 cm – Dourado, equipe Prado Pesca
Categoria Piapara, Piracanjuba, Piauçu, Pacu e Piau Três Pintas
1º lugar – Amigos do Nakamura (Equipe nº 7)
2º lugar – Porto & Peraçoli (Equipe nº 79)
3º lugar – Os Críticoso (Equipe nº 43)
Maior peixe: 40 cm – Pacu, equipe Imobiliária Avaliar
Categoria Jaú, Pintado, Armado e Barbado
1º lugar – Só na Sorte (Equipe nº 70)
2º lugar – Pousada Matu (Equipe nº 131)
3º lugar – Fake News (Equipe nº 37)
Maior peixe: 106 cm – Jaú, equipe Só na Sorte
Além das premiações por desempenho, o torneio distribuiu 7 motores, 6 barcos de alumínio e 3 carretinhas, com destaque para o barco rosa, o motor e a carretinha exclusivos para as mulheres inscritas, que valorizou a presença feminina no esporte.
· 1º MOTOR (15 HP) Nº de inscrição: 82 Nome: HEY HO
· 2º MOTOR (15 HP) Nº de inscrição: 90 Nome: FREIRE FREIRE
· 3º MOTOR (15HP) Nº de inscrição: 260 Nome: UNIÃO MATERIAL DE CONTRUÇÃO
· 4º MOTOR (15HP) Nº de inscrição: 12 Nome: OS MARUJOS
· 5º MOTOR (50HP) Nº de inscrição: 11 Nome: JOÃO MEDEIROS *
· 1º BARCO DE ALUMÍNIO Nº de inscrição: 87 (cor azul) Nome: ANZOL NA ESTRADA *
· 2º BARCO DE ALUMINIO Nº de inscrição: 264 Nome: OS PEGA NADA *
· 3º BARCO DE ALUMINIO Nº de inscrição: 173(cor verde) Nome: MIRINHO NÁUTICA
· 4° BARCO DE ALUMINIO Nº de inscrição: 36 (cor preto) Nome: NINO FREIRE
· 1 CARRETINHA Nº de inscrição: 05 (cor preto) Nome: SOLITÁRIOS
· 1 CARRETINHA BARQUEATA Nº de inscrição: 128 Nome: TRIADEIRA- GUAÍRA
· 1 BARCO EMBARCAÇÕES QUE ESTIVEREM NA ÁGUA Nº de inscrição: 61 Nome: BAUER MARINA NÁUTICA- GUAÍRA
· 1 barco pink PREMIAÇÃO MULHERES Nº de inscrição: 47 Nome: DEBUS TURISMO- GUAÍRA
· 1 motor PREMIAÇÃO PARA AS MULHERES Nº de inscrição: 31 Nome: MEDEIROS VERA
· 1 carretinha PREMIAÇÃO PARA AS MULHERES Nº de inscrição: 257 Nome: FM PICANHARIA- FOZ DO IGUAÇU
· 1 motor PARA AS PRIMEIRAS 150 INCRIÇÕES Nº de inscrição: 97 Nome: RAFA PESCA
Solidariedade e sabor: Festival da Costela e apoio ao Hospital Assiste Guaíra
Enquanto os barcos cruzavam as águas do Paraná, o Centro Náutico Marinas recebeu o público em terra firme com o 2º Festival da Costela, evento gastronômico beneficente que transformou o aroma da carne no ar em solidariedade concreta.
Todo o lucro foi destinado ao Hospital Assiste Guaíra, instituição que há décadas representa cuidado e esperança para a comunidade.
A participação de empresas locais e voluntários fez do festival um sucesso absoluto ao unir sabor, amizade e propósito.
Cultura, música e emoção no encerramento
A tarde foi marcada por uma programação vibrante. O palco recebeu o show da dupla Adson & Jeferson, a apresentação emocionante da Fanfarra Municipal de Guaíra (FMG) que recentemente trouxe para casa o 1º lugar na Copa Interestadual de Bandas e Fanfarras e o título estadual em União da Vitória e a participação de autoridades municipais.
Na ocasião, o prefeito destacou o simbolismo do torneio como um patrimônio cultural e econômico de Guaíra: “Este evento traduz o amor do nosso povo pelo Rio Paraná e o orgulho de viver em uma cidade que transformou a pesca esportiva em sinônimo de identidade, turismo e solidariedade. A cada edição, Guaíra mostra que cresce com responsabilidade e respeito à natureza”, afirmou o prefeito.
História e legado
Criado em 1983, o Torneio Internacional de Pesca Esportiva nasceu como resposta à perda das Sete Quedas, conjunto de cachoeiras que era cartão-postal de Guaíra antes da construção da Usina de Itaipu.
Idealizado por visionários locais e consolidado por parcerias entre o poder público, o empresariado, o evento se tornou símbolo de superação e reinvenção da identidade turística da cidade.
Hoje, o torneio se reafirma como modelo de sustentabilidade, turismo esportivo e solidariedade, fortalece o comércio local e contribui com o Hospital Assiste Guaíra. A Associação Assistencial Assiste Guaíra, que é a mantenedora do Hospital hoje é a o realizador do Torneio e conta com o apoio do Município e patrocinadores.
Mais do que um campeonato, é uma celebração de amor ao rio, à natureza e à comunidade guairense.
O Município de Guaíra agradece a as envolvidas equipes participantes, voluntários, secretarias municipais, imprensa e patrocinadores que tornaram possível mais uma edição de sucesso.
O evento contou com apoio de empresas como Pedreira Trevo, Queen Anne, CC Náutica Motor, Paraíso Náutica Barcos, Sicredi, Unipar, Liberty, Sicoob, Max Atacadista, Gmaxx Rede de Postos, Malharia União, entre muitos outros parceiros que acreditam na força da pesca esportiva como motor do desenvolvimento local.
31º Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra – um evento que une tradição, natureza e solidariedade, reafirmando: aqui pulsa o coração da Capital da Pesca Esportiva.