Município de Guaíra orienta população sobre procedimentos para solicitar apoio em casos de eventos climáticos

A madrugada do dia 22 de setembro foi marcada por um forte temporal que atingiu Guaíra e região, com ventos de até 77 km/h, segundo o Simepar. O fenômeno climático deixou cerca de 2 mil residências sem energia elétrica e aproximadamente 190 ainda permanecem sem fornecimento nesta data e também sem o abastecimento de água em milhares de casas.
Mais de 30 árvores caíram em vias públicas, mas foram removidas ainda no mesmo dia pelas equipes da Prefeitura, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Apesar dos impactos, as aulas nas redes municipal, estadual e particular seguiram normalmente. Desde a madrugada, as equipes municipais, em conjunto com Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil e demais secretarias, atuaram no suporte às famílias e na limpeza da cidade.
Segundo a Copel, este foi o maior evento climático severo do ano no Paraná, causado pela combinação das tempestades do fim de semana com a passagem de um ciclone extratropical na madrugada de segunda-feira (23). Na manhã desta terça-feira, 23 de setembro, o Estado ainda registrava cerca de 75,9 mil unidades consumidoras desligadas. As equipes da companhia seguem de prontidão para recompor a energia em todo o território paranaense.
O Município de Guaíra ressalta que o restabelecimento da energia elétrica é de responsabilidade da Copel, o abastecimento de água é de competência da Sanepar, e os serviços de internet e telefonia são de responsabilidade das operadoras privadas. A Prefeitura não gerencia esses sistemas, mas mantém diálogo permanente com as concessionárias para agilizar o atendimento à população.
No caso de apoio direto às famílias atingidas, o atendimento imediato inclui a entrega de lonas para cobertura emergencial. Já outros materiais, como telhas, cimento e madeira, exigem protocolo de solicitação no Paço Municipal. Esses pedidos passam por análise de nexo causal (relação entre os danos e o evento climático), comprovação de inscrição no Cadastro Único e avaliação da real necessidade, que inclui quantidades, antes da liberação.
É fundamental que a população também tenha em mãos os números de urgência e emergência em casos de desastres:
Guarda Municipal e Defesa Civil: 153 | (44) 3642-2800 | (44) 3642-9955
Polícia Militar: 190 | (41) 99522-1278
SAMU: 192 | (45) 99101-6997 | (45) 99108-1667 | (45) 99106-1684 | (45) 99101-1221
Corpo de Bombeiros: 193 | (44) 3642-2505
O Município reforça que está preparado para agir em emergências, mas que a colaboração da população e o respeito aos protocolos oficiais, é essencial para que o atendimento seja ágil e eficiente.